Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

SIG - Aplicação nos Negócios

08/03/2011

SIG – Aplicação nos Negócios

SIG - Aplicação nos NegóciosExiste uma grande ligação do sistema de informação gerencial com o processo de decisões a serem tomadas em empresas, é necessário um sistema de informações eficiente para uma tomada de decisão adequada em cada situação que surge no dia-a-dia empresarial.

Nesse contexto, as informações das empresas são vitais para o funcionamento das mesmas, afetam e influenciam a produtividade, a lucratividade e as decisões necessárias para o bom funcionamento dos negócios. Para processar essas informações tão importantes são necessários recursos tecnológicos e pessoas para gerenciar os processos.

Com essa importância das informações, aparecem os SIG – Sistema de Informação Gerencial dando suporte às funções de planejamento, de controle e organização de um negócio. Ele fornece informações seguras e em tempo hábil para tomar decisões importantes.

Para que uma empresa possa utilizar as vantagens do SIG, é preciso que, alguns fatores sejam analisados alguns fatores, como por exemplo, o envolvimento da média e alta direção, com isso, nota-se a importância de estarem todos envolvidos em objetivos comuns de melhorar o fluxo de informações dentro do ambiente de negócios. Sem o envolvimento de todos os tipos de líderes, o SIG não terá tanta efetividade.

Outro fator que deve ser analisado é a atenção especifica ao fator humano dentro da empresa, colocar uma pessoa com habilidade e com comunicação para implementar o SIG é de vital importância, pois precisa-se de comunicação constante nessa hora.

O objetivo maior é deixar a empresa preparada para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma eficiente, com isso as informações possuem grande importante, é considerado um dos maiores patrimônios de organizações.

Para conseguir atender as demandas do mercado de clientes atual, as empresas estão buscando soluções para se diferenciarem das outras e ganharem assim competitividade no seu tipo de negócio. Conseguir tomar decisões rapidamente e de maneira efetiva é ideal para atingir resultados esperados.

O SIG entra nesse requisito, precisa-se de algo para aperfeiçoar o planejamento e execução das atividades realizadas, precisam-se sincronizar os suprimentos e reduzir custos nas operações realizadas na empresa para aumentar a satisfação dos clientes atendidos e, claro, os lucros do negócio.

O bom desempenho dos sistemas é garantido pela velocidade com que as informações trafegam pela empresa, e são assimiladas, assim, ajudando na tomada de decisões. Esses sistemas gerenciais apóiam na geração de relatórios onde as informações podem ser geradas e analisadas rapidamente.

Se a empresa tem uma boa gestão, um futuro planejado, e consegue por a tecnologia disponível atualmente ao seu favor, o SIG só vem para trazer benefícios e agregar valor na empresa. Garantindo o gerenciamento eficaz de informações e comunicação dentro do ambiente de trabalho, assegurando a tomada de decisões baseadas em informações úteis, ágeis, e seguras. Trazendo como resultados aparentes a boa comunicação entre gestores e colaboradores, um gerenciamento de informações centralizado onde pode ser acessado a qualquer momento, agregando valor ao negócio, podendo atender com mais qualidade os clientes e gerando assim, uma boa gestão de informação.

Twitter: @maribalbe

Colunista

Marília Balbé

Graduada em Sistemas de Informação. É Analista de Sistemas e atua também em qualidade de software e análise de requisitos. Avaliadora de qualidade do programa gaúcho. Interesse em UML, RUP, BPM e toda tecnologia disponível. Colunista em sites que abordam assuntos de Tecnologia da Informação.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil