Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

Motivação: Maslow e a Pirâmide das Necessidades

08/02/2011

Motivação: Maslow e a pirâmide das necessidades

Segundo a Wikipédia, motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros.

Muito se fala sobre motivação, existem muitas “correntes”, “teorias” e discussões sobre o assunto. Uma das mais importantes é a Pirâmide das Necessidades, de Maslow. Maslow foi um psicólogo, nascido em  Nova Iorque, e que viveu entre  1908 e 1970.
Sua teoria foi baseada na pirâmida das necessidades, conforme imagem abaixo:

 

Na base da pirâmide, estão as necessidades fisiológicas, como comida, água, sexo e sono. Em seguida as necessidades de segurança, como emprego, família e saúde. O próximo nível é o do Amor e Relacionamento, que traz a amizade e initimidade sexual. O penúltimo nível, o da estima, traz as necessidades de confiança, conquista e respeito. No topo da pirâmide, os de realização profissional, onde estão a criatividade, espontaneidade, solução de problemas.

As necessidades da base da pirâmide são as mais urgentes e instintivas. Por outro lado, as do topo da pirâmide estão mais relacionadas a razão. As necessidades da base são mais fortes, elas precisam ser saciadas, mesmo que parcialmente, para que o indivíduo passe a almejar o próximo nível.

Claro que a teoria gera contestação e controvérsia. Alguns sustentam que as necessidades humanas devem ser supridas simultaneamente. Porém, não imagino alguém que na falta do que comer almeje, por exemplo, realização profissional.

Colunista

Fernando Amaral

Possui certificação PMP, ITIL Fundation, CDIA+, Microsoft MCP, MCAD, MCSD, MCDBA e MCT. Pós Graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Uniderp e em Melhoria de Processo de Software pela UFLA. Trabalha há mais de 15 anos como gerente de projeto de TI. Atualmente é Diretor de Tecnologia de Informação do Grupo Shelter S.A.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil