Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

JavaFX

11/03/2011

JavaFX

Introdução

Olá pessoal! Nos outros artigos sobre as aplicações de internet rica (RIAS) eu comentei a importância dessa nova “onda“, que vem crescendo diariamente. As empresas de ponta no desenvolvimento de aplicativos para web estão migrando para esse tipo de metolodogia de desenvolvimento, Microsoft com o Silverlight, Adobe com o Flex e por que não, o gigante Oracle (no qual a Sun faz parte) com o JavaFX.

O JavaFX é usado para o desenvolvimento de aplicativos para internet rica ou Web 2.0 (além de desktop, celular, televisão digital, microondas e etc). É um open-surce que interage com outros aplicativos da linha J2ME, J2EE e J2SE (ferramentas de desenvolvimento java)* facilitando o trabalho e a distribuição do sistema, além de aproveitamento de código. Ele é totalmente voltado para os variados dispositivos de consumo e computadores acionados pela tecnologia Java.

JavaFX Script

Esta nova linguagem de script foi desenvolvida para ser ao mesmo tempo atrativa e eficiente para navegadores Rich Internet Applications (RIA). As aplicações RIA permitem que os programas da internet se comportem como programas de desktops (leia o artigo internet rica). A tecnologia que envolve o JavaFX foi criada para ser um grupo de produtos, de onde derivam o JavaFx Script e o JavaFX mobile

O Java FX Script tem uma forma de sintaxe bem parecida com o Javascript e o Scala Vector Graphics (SCG), é orientada a objetos e com ele, os programadores desenvolverão RIAS com mais rapidez e facilidade, além de novos serviços que poderão ser usados virtualmente em qualquer dispositivo como DVDs, Blu-ray, celulares, navegadores, desktops e etc.

Abaixo um exemplo de hello world utilizando Java Swing e JavaFX

Java

JavaSwing

JavaFX

JafaFX

Java FX Mobile

Já o JavaFX Mobile, foi planejado para plataformas móveis, um sistema completo de software. Ele esta disponível para fabricantes de telefones, operadoras, e outras empresas interessadas em simplificar e ao mesmo tempo acelerar o desenvolvimento de softwares padronizados. As principais características são:

  • Serviços básicos de mensagens (SMS, MMS,etc)
  • Suporte a música e vídeos
  • Total integração com a API do Java
  • Frameworks de segurança
  • Telefonia
  • Gráficos, Imagens, Vetores...

Por utilizar a API do java como base, já existente, o JavaFX Mobile utiliza um conjunto de soluções pré-integradas que faz com que os fabricantes de dispositivos móveis se preocupem com o desenvolvolvimentos de novos serviços. Dessa forma poderão ser acrescentadas bibliotecas, middlwares e aplicações Java de forma mais fácil, acelerando assim o desenvolvimentos de aplicações com interfaces mais ricas, seguras e eficientes. serviços e aplicações oferecidos no JavaFX Mobile.

Saiba mais...

  • Com essa tecnologia, é possível criar animações, jogos, applets, vídeos e etc...
  • JavaFX script é uma nova linguagem de programação “declarativa“,isto é, não é necessário criar variáveis, pode-se apenas declarar objetos dentro do outro.
  • JavaFX é completamente orientado a objetos.
  • É 100% compatível com o Java tradicional.
  • JavaFX é um grande candidato para substituir o Java Swing.

* Ela contém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, incluindo a máquina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias. A plataforma Java EE (J2EE) inclui toda a funcionalidade existente na plataforma Java SE mais todas as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento e execução de aplicações em um ambiente corporativo.



Colunista

Marcelo Schneider

Estudante de sistemas de informação, curioso nato por códigos e tecnologias, com conhecimento em desenvolvimento web e desktop. Interesse e conhecimento em aplicações ricas para internet e gerência de projetos.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil