Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

IPv6, ele veio pra ficar !

01/03/2011

IPv6, ele veio pra ficar!

Assunto comentando nas empresas de infraestrutura de TI, o famoso IPv6 veio pra ficar! Mas o que é IPv6, e o que temos a ver com isso ? Pois bem, vamos lá!

O que é IP?

IP ( Internet Protocol ) é um endereço como o da sua casa. Identificador para computadores e dispositivos conectarem-se a uma rede/internet via protocolo TCP/IP.

O protocolo TCP/IP é baseado no conceito de um único endereço para um objeto na rede, sendo assim, as mensagens/pacotes enviados via TCP/IP são roteados e entregues com base no endereçamento.

Obs: Um dos motivos pelo qual muitas vezes não conseguimos conectar a uma rede que não tenha um servidor DHCP ( distribuição de IP de forma dinâmica) por conflito de endereço ( dois computadores disputando o mesmo IP). Imagine outra casa na sua rua com o mesmo número que o seu. Somente uma casa receberá a conta de telefone! A lógica é a mesma com dispositivos de rede.

Atualmente a versão utilizada é o Ipv4, estruturada por uma sequência de números composta de 32 bits, dividido em 4 grupos de 8 bits, chamados de octetos, separados por um ponto, , que podem ter valores de 0-255.

Exemplo de endereço IPv4 :  192.168.40.1

Normalmente os dois primeiros octetos são utilizados para identificar a rede, mas não é uma regra.

Número de combinações possíveis? 4,294,967,296.

Sim.. mais de 4 bilhões de endereços. Acha muito? Bom, se sua resposta foi sim..não se preocupe, afinal quando foi criado o IPv4 também acreditava-se que seria o suficiente.

Com a explosão da tecnologia nos últimos anos, podemos perceber um rápido crescimento de usuários na internet. Junto com eles, cresceram os desafios no gerenciamento de redes, segurança e uma preocupação ainda maior, o número de endereçamentos disponíveis.
Logo, surgiu a necessidade de uma nova versão do protocolo que pudesse resolver de forma significativa o problema de falta de endereços.

Assim nasceu o IPV6!

A versão aprimorada do IPV4, com um upgrade de 32 para 128 bits.

Legal, mas o que ganhamos com isso ?

  • Endereçamento – Como principal vantagem, os cabeçalhos de endereço de origem e de destino do IPv6 tem 128 bits, possibilitando mais combinações, disponibilizando assim um número maior³³ de IPs se comparado com o IPv4.

Exemplo de endereço IPv6 :  2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334.

  • Segurança – Possui suporte nativo ao protocolo IPSEC (Internet Protocol Security), para criptografia de uma forma mais simples.
  • Configuração dos hosts –  Suporta DHCP, entretanto permite que o host se configure automaticamente através das informações enviadas pelo roteador, entre outras vantagens.

Migração

O processo de migração completa do IPV4 para IPv6  nas empresas pode ser um pouco lento, visto que ainda existem dispositivos e ferramentas que não suportam a nova versão do protocolo.

Minha rede tem suporte a IPV6!

Caso sua rede já suporte IPV6, e seu computador ainda não.. Calma, vamos torná-los compatíveis!

Como ?

Se você utiliza Windows 7 ou Vista, nas suas configurações de rede o IPV6 estará pré-configurado. Caso você seja usuário do bom e velho Windows XP, siga os passos abaixo.

  • Menu iniciar >> Executar >> Digite “cmd” e tecle “ENTER”
  • Digite “ netsh” e tecle “ENTER”
  • Digite “IPv6” e tecle “ENTER”
  • Agora basta digitar “Install”

ipv6-windows-xp-3-520x262.jpg

IPV6 instalado! Agora basta ativá-lo!

  • Menu inicial >> Painel de Controle >> conexões de rede
  • Clique com o botão direito do mouse em propriedades e marque a opção Microsoft TCP/IP versão 6.

ipv6_automatico.jpg

Bah que legal ! Mas funciona? ... bem, vamos testar ?

  • Menu Iniciar >> Executar >> “cmd”
  • Digite “ipconfig”


  cmd_teste.jpg

Aha ! Ufa.. funcionou !

Bom pessoal, o objetivo deste artigo foi dar um overview sobre IPV6, suas principais vantagens e como podemos tornar nosso computador compatível com a nova versão do protocolo.

Dicas

Para quem deseja aprofundar-se no assunto, seguem duas sugestões: :

Espero que tenham gostado. Até o próximo artigo! =)



Colunista

Fiamma Custódio

Graduanda em Engenharia da Computação. Profissional da área da Tecnologia da Informação com foco na Qualidade de Software, experiência com infraestrutura de TI e em Teste de Software. Trabalhou em grandes projetos para a Hewlett-Packard. Atualmente é Analista de Qualidade.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil