Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

ASP.NET MVC

02/03/2011

ASP.NET MVC

Introdução

Olá pessoal! Estou de volta a fim de passar um pouco da minha humilde experiência em desenvolvimento web para todos, afinal, vivemos na era da informação, sendo assim, deve-se difundir a informação a todos!

Hoje falaremos sobre o padrão de projeto MVC, em especial, o ASP.NET MVC, uma padrão de arquitetura de software que merece ser destacado. O princípio básico do MVC é a capacidade de separar a lógica de negócio da lógica de apresentação possibilitando assim, isolar desenvolvimento, manutenção e teste.

O MVC não é novidade, ele foi criado em 1979 em respostas a melhorias no desenvolvimento de aplicações Smalltalk. Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas, torna-se relevante a separação entre os dados e a apresentação das aplicações. Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.

Esse padrão resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica de negócio, lógica de apresentação e de interação com o utilizador, introduzindo um componente entre os dois, o controlador.

Conceitos

A Microsoft possibilitou a adesão a esse padrão de projeto para o ASP.NET, e é interessante conhecer essa forma de desenvolvimento, quando bem aplicada, torna a aplicação bastante robusta e flexível.

Uma aplicação MVC é dividida em três camadas:

  • Model
  • View
  • Controler

O Model é onde fica o “hard code“, as classes de manipulação de dados, domínio de dados da aplicação e interações diretas com o banco de dados.

O View é onde é exibida a interface, a página em si. Uma view seria mais ou menos uma página aspx, com um formulário, botões por exemplo. A camada que o usuário tem acesso direto.

O Controller é a peça chave do MVC, ele possibilita o model e o view trabalharem de forma independente, funcionando como um “laranja“, “comandando“ o model, fazendo requisições para retorno de dados para depois serem exibidos pelo view.

Esquema MVC

MVC

Por que utilizar o ASP.NET MVC?

O ASP.NET MVC tem a grande vantagem da separação das camadas, possibilitando um baixo acoplamento, isto é, diminui a dependência entre as camadas, facilitando assim o desenvolvimento e a manutenção. Com isso, é possível ter equipes diferentes trabalhando apenas em determinada camada, por exemplo, uma equipe de web designers trabalhando na view e desenvolvedores trabalhando na model e no controler de forma independente.

Por que não utilizar o ASP.NET MVC?

Requer uma quantidade maior de tempo para analisar e modelar o sistema, além da necessidade de pessoal com conhecimento especializado. Não é aconselhável para pequenas aplicações.

Em suma

Como o modelo MVC gerencia múltiplos visualizadores usando o mesmo modelo é fácil manter, testar e atualizar sistemas múltiplos; Em suma caro leitor, o ASP.NET MVC é uma boa alterativa para criação de sistemas complexos pois facilita bastante a manutenção e o desenvolvimento dos mesmos. No próximo artigo voltarei a falar sobre as RIA, mais precisamente o JavaFX! Bom estudo e até lá! :)



Colunista

Marcelo Schneider

Estudante de sistemas de informação, curioso nato por códigos e tecnologias, com conhecimento em desenvolvimento web e desktop. Interesse e conhecimento em aplicações ricas para internet e gerência de projetos.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil