Newsletter
Nome:
E-mail:

Artigos

| TI24x7 Cursos Online

Adobe Flex

16/03/2011

Adobe Flex

Introdução

Olá pessoal! Estamos de volta para falar um pouco mais das famigeradas RIAS, hoje completo o nosso espectro de tecnologias para internet rica (será?). A lição de hoje é a respeito do Adobe Flex (inicialmente chamado de Macromedia Flex, que atualmente pertence a Adobe) que nada mais é do que uma tecnologia para internet rica baseado no bom e velho Flash.

A primeira versão do Flex foi lançada em 2004, porém, atualmente que vem ganhando bastante destaque pela comunidade web.

Are you experienced?

Sendo honesto caro leitor, meu primeiro contato com o Flex foi feliz, uma tecnologia bastante eficiente e robusta, e, além disso, gera uma interface bonita e atrativa.

Sem mais delongas, mostrarei um exemplo de Olá Mundo utilizando o Flex, para realizar o exemplo eu utilizei o Adobe Flash Builder (Trial encontrado no site da adobe, caso deseje adquirir full é necessário comprar).

Sabe-se que o Flex utiliza linguagem de marcação MXML, baseado no XML e como código nativo, o ActionScript (3.0 atualmente).

Criando um New Flex Project, a solução será aberta, possibilitando trabalhar no modo Design ou no modo Source, onde está o MXML e o ActionScript.

O código aparecera dessa maneira, observe o MXML e antes da tag <fx:Declarations> é onde o código deve ser inserido.

Flex

O que fiz foi adicionar um botão no form, basta ir no modo design e arrastar um botão, e adicionei um método de alerta em ActionScript bem simples.

Flex

Após, basta linkar o evento click do botão com o nome da função criada em ActionScript (parecidíssimo com o javascript/HTML convencional).

Flex

Pronto, nosso olá mundo esta feito, basta rodar a aplicação clicando no botão de play ou clicando em F11.

Flex

E clicando no botão... Pronto, olá mundo!

Flex

Espera-se que o leitor tenha uma noção ao funcionamento do Flex, uma ferramenta poderosa, que vale a pena ser estudada.

This is the end?

A saga das RIAS ainda não acabou! no próximo artigo falaremos mais sobre RIAS, mas o assunto, é surpresa! Até La! Enjoy programming.



Colunista

Marcelo Schneider

Estudante de sistemas de informação, curioso nato por códigos e tecnologias, com conhecimento em desenvolvimento web e desktop. Interesse e conhecimento em aplicações ricas para internet e gerência de projetos.
© Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.
Como Funciona Formas de Pagamento Logo Ebit Compra Segura

TI 24x7 - O Maior portal de cursos online especializado em TI do Brasil